Atividades do GEDOPA

Para cumprir sua missão, o GEDOPA promove e realiza projetos voltados para a reabilitação na doença de Parkinson, adotando como estratégia principal o trabalho interdisciplinar, valorizando a iniciativa inovadora e a troca de experiências, no ensino, na pesquisa e na extensão.

No trabalho interdisciplinar, a troca de experiências é fundamental para se construir um ambiente criativo e sinérgico para a realização de pesquisas e para o apoio aos projetos de ensino e extensão. Para tal, o GEDOPA adota uma prática estruturante que consiste na realização de reuniões semanais de seus membros para o estudo e discussões científicas nos avanços do conhecimento sobre a doença de Parkinson, e nos resultados de seus projetos.

Atualmente, o GEDOPA concentra seus esforços nas atividades a seguir relacionadas.

ENSINO

O GEDOPA participa efetivamente, tanto na teoria quanto na prática, na disciplina de Fisioterapia Neurofuncional I, do Curso de Graduação de Fisioterapia, da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Por meio da participação dos alunos da graduação, pós-graduação e residentes nas diferentes atividades do GEDOPA, oferecemos aos mesmos a oportunidade única de vivenciar o tratamento da doença de Parkinson de forma sistêmica e interdisciplinar onde as relações interpessoais fazem toda a diferença.

PESQUISAS NA ÁREA CLÍNICA

O GEDOPA desenvolve pesquisas clínicas visando a validação de testes e questionários, com o objetivo de contribuir para um melhor planejamento de tratamentos e condutas aplicáveis a pacientes com doença de Parkinson. Essas pesquisas ocorrem no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, no Serviço de Fisioterapia.

PESQUISAS NA ÁREA BÁSICA

Além de pesquisas na área clínica, o GEDOPA desenvolve pesquisas na área básica para compreender aspectos relacionados à neurobiologia do exercício físico na doença de Parkinson. Essas pesquisas, feitas em camundongos nos quais a doença é gerada, ocorrem graças à colaboração e parceria com a Profª. Silvana Allodi (http://www.biof.ufrj.br/pt-br/node/281), Professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ, e responsável pelo Laboratório de Neurobiologia Comparativa e do Desenvolvimento (http://www.biof.ufrj.br/pt-br/node/45).

ATENDIMENTO AMBULATORIAL MULTIPROFISSIONAL E INTERPROFISSIONAL

O GEDOPA realiza o atendimento ambulatorial multiprofissional nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, Neuropsicologia, Fonoaudiologia, Neurologia e Nutrição, oferecendo aos pacientes orientação e apoio por meio de consultas e programas de reabilitação, conduzidos por profissionais especialistas.

O acompanhamento Interprofissional que ocorre sob a responsabilidade conjunta do Prof. Clynton Correa e da Profª. Vera Lúcia Santos de Britto, acontece nas áreas de Serviço Social, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Nutrição. Nesses atendimentos, realizados com grupos de pacientes, são desenvolvidas dinâmicas interativas voltadas para a reabilitação em seu sentido mais amplo, onde o paciente é estimulado a conviver de forma positiva com sua saúde integral.

Esses atendimentos ambulatoriais, baseiam-se na nossa crença de que somente com a prática sincera do acolhimento generoso, somos capazes de oferecer a esse grupo de pacientes e seus familiares a perspectiva de melhores condições de qualidade de vida e de enfrentamento dos efeitos da doença. Paralelamente, oferecemos aos alunos da graduação, pós-graduação e residentes a oportunidade única de vivenciar o tratamento da doença de Parkinson de forma sistêmica e interdisciplinar onde as relações interpessoais fazem toda a diferença.

Os atendimentos para pacientes com doença de Parkinson, familiares e cuidadores são realizados no Instituto de Neurologia Deolindo Couto – INDC, localizado na Av. Venceslau Brás, 95 – Botafogo – Rio de Janeiro.


PACIENTES E TERAPEUTAS DO GEDOPA

PROJETO DE EXTENSÃO PARA PACIENTES, FAMILIARES E CUIDADORES

O GEDOPA realiza um projeto de extensão, coordenado pela Profª. Vera Lúcia Santos de Britto, denominado "Educação em Saúde na doença de Parkinson: Cuidando de pacientes, familiares e cuidadores", com objetivo de promover educação e saúde oferecendo orientações, através de uma cartilha, por profissionais da área da saúde (Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Neurologista, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Neuropsicologia).

Essas orientações são muito importantes e úteis já que a doença de Parkinson, apesar de ainda não ter cura, é uma doença que pode ser controlada, diminuindo suas manifestações, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e, consequentemente, diminuindo a sobrecarga sobre estes e seus familiares. Esse projeto acontece com a parceria da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do HUCFF, Curso de Psicologia da UFRJ, Instituto de Psicologia da UFRJ, Faculdade de Medicina da UFRJ e Profissionais do INDC.

Baseado na cartilha de cuidados multiprofissionais na doença de Parkinson, são realizadas reuniões semanais com pacientes, familiares, cuidadores, alunos de graduação do Curso de Fisioterapia da UFRJ e profissionais da área da saúde. Nos encontros são discutidas as orientações dadas pelos profissionais especialistas das diferentes áreas consideradas. Esse programa, atualmente, é realizado mensalmente, todas as terças e a primeira quinta do mês. No horário de 8:00 as 9:30, no Auditório, sala 15 do Instituto de Neurologia Deolindo Couto – INDC, localizado na Av. Venceslau Brás, 95 – Botafogo – Rio de Janeiro.

Este projeto ocorre com a parceria e o apoio dos seguintes Profissionais:

  • Fisioterapeuta Prof° PhD Clynton Lourenço Corrêa - Professor Adjunto II do Curso de fisioterapia da UFRJ, Departamento de Fisioterapia - clyntoncorrea@gmail.com

  • Terapeuta Ocupacional Profa MSc Camila Barros de Miranda Moram - Professora Assistente do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, Departamento de Terapia Ocupacional - camilabmmoram@gmail.com

  • Médico Neurologista Prof° MSc Luiz Felipe Rocha Vasconcellos - Médico Neurologista do INDC e Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro - luizneurol@terra.com.br

  • Neuropsicóloga Profa MSc Cristina Maria Duarte Wigg - Neuropsicóloga do Instituto de Psicologia da UFRJ/INDC cristina.wigg@gmail.com

  • NutricionistaMSc Eliana Alfenas Nogueira Milagres - Nutricionista Clínica e ambulatorial do INDC - el_nutri@hotmail.com

  • Fonoaudióloga MSc Simone Monteiro Palermo de Oliveira Viana - Fonoaudióloga do NDC/UFRJ - simone_palermo@hotmail.com

  • Psicóloga PhD Karla Soares Pereira Valviesse - Psicóloga do Instituto de Psicologia da UFRJ - karlavalviesse@hotmail.com

  • Assistente Social MSc Andreiade Albuquerque Trindade - Assistente Social do HUCFF - deia.trindade@gmail.com

  • Enfermeira Profa PhD Maria Luiza de Oliveira Teixeira - Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da UFRJ - mlot@uol.com.br

  • Enfermeira Profa PhD Elen Martins da Silva Castelo Branco - Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da UFRJ - elencastelobranco@yahoo.com.br